Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de março de 2015

O CAMINHO É APERTADO E ESTREITO

O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo não tem fronteiras, ele é comunicado a todas as nações. A Palavra de Deus sobrepõe a culturas e preconceitos humanos. No sentido lato, a Bíblia forma paradigmas que servem de modelo a ser seguido por todas as gerações. O Evangelho é uma dádiva imerecida da parte de Deus à humanidade, é a Boa Nova de salvação – “pela graça sois salvos, por meio da fé, isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Observe que a salvação é “pela graça”. A salvação não é dada por merecimento. Mesmo assim, o dom de Deus não nos isenta de cumprir com nossos deveres, pelo contrário, exorta-nos a praticar boas obras porque somos salvos, e não para sermos salvos. O crente imbuído da graça de Deus tem força para renunciar a si próprio, do contrário, precisa nascer de novo: “assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.33).
O apóstolo Pedro na sua primeira carta diz: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1.18,19). E Paulo diz: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1Co 6.20). É obvio que eles estão falando do grande sacrifício que Deus fez por nós. Jamais alguém poderia pagar tão alto preço: “Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre para que viva para sempre e não sofra decomposição” (Sl 49.7-9). 

Infelizmente há muito modismo ensinado por alguns líderes religiosos, os quais dizem que para alguém ser salvo é necessário dar tudo que possui, isso não é verdade, o interesse deles é extorquir os bens dos incautos. Repito: não se pode comprar a salvação. Devemos ter muito cuidado com os falsificadores da Palavra, principalmente aqueles que se apresentam com aparência de piedade, mas negam a eficácia dela. Eles cometem todo tipo de pecado, e ainda dizem que são cristãos (ver 2Tm 3.1-7). Tais pessoas ainda não entraram pelo caminho da salvação, ainda não nasceram de novo, elas andam por caminhos largos e descem à perdição. “Esforça-te por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lc 13.24).
Sabe-se que não é fácil caminhar por uma vereda estreita e apertada, principalmente quando se quer conduzir por ela "bagagens" de todo tamanho, isso é impossível. Agora imagine um caminho na posição vertical em direção ao céu! É como disse o Senhor Jesus: “muitos procurarão entrar, e não poderão”. Cada dia que passa vemos que o Caminho da salvação está se afunilando. Eu costumo compará-lo a um funil emborcado. Sabe-se que um funil funciona normalmente com a parte mais estreita para baixo, agora imagine no sentido oposto! Realmente é preciso muito esforço. Você acha fácil andar por esse caminho? Se sim, tenha cuidado, talvez ele esteja na direção para baixo, isto é, para o inferno. Nesse sentido, ele é largo e espaçoso e dá para conduzir tudo que não presta. “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14.12).
Portanto somente a graça de Deus nos possibilita a andar pelo caminho estreito e apertado: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”, disse Jesus. (Veja Mt 7.13).

Miss. Clésio Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário