sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O CANDELABRO

O candelabro ou castiçal é o famoso menorah de Deus, é um dos símbolos mais expressivos do judaísmo, todo feito de ouro puro batido. Ele é formado por sete hastes ocas: três delas ficam à esquerda e três à direita, da haste central. O mastro central está apoiado sobre sua base, onde se põe o azeite. Por dentro dessas hastes estão os pavios que alimentam as lâmpadas com esse azeite. Uma vez abastecido, o fogo não se apaga nem de dia e nem de noite. Somente o sacerdote estava autorizado por Deus a abastecer o candelabro. Esse era o único ornamento que iluminava os quatro cantos do Lugar Santo do Tabernáculo. Um detalhe: não era feito sob medida, sua função principal era emitir raios de luzes. O candelabro feito por Moisés, alegoricamente, aponta para Cristo, a verdadeira luz que alumia o mundo inteiro e que não pode ser medida. Seus "raios de luzes" são insondáveis. O Apóstolo Paulo diz: “ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos”! (Rm 11.33).
Enquanto a luz do Candelabro preenchia apenas os quatro cantos do santuário, e vista somente pelos sacerdotes, a luz de Cristo preenche os quatro canto do mundo, que brilha sobre a humanidade inteira. Só não vê que não quer. Aliás, essa luz está além do nosso entendimento, ela preenche os céus e a terra.
“O povo, que estava assentado em trevas, viu uma GRANDE LUZ; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a Luz raiou” (Mateus 4.16). “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (João 1.4). "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12), disse Jesus.
A marca do cristão é reluzir o brilho de Cristo. Se realmente temos esse brilho, é impossível não resplandecer em densas trevas. Quanto mais trevas, mais luz
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.14-16).
Comparando o candelabro com a videira, vemos que eles são muito semelhantes, enquanto o primeiro gera a luz, o segundo gera a vida. As hastes laterais do candelabro só tinham luzes se os seus pavios estivessem ligados na haste central. Da mesma forma são os galhos da videira, eles só têm vida se estiverem ligados ao seu tronco, isto é, na haste central. Ao ler João capítulo 15, entende-se perfeitamente que o próprio Jesus se compara ao tronco da videira e nós somos comparados aos seus ramos:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”.

Portanto os sacerdotes sempre cuidavam de pôr o azeite no castiçal, para o pavio não fumegar. Caso fumegasse, o sacerdote procurava solucionar o problema, pois a lâmpada não podia ficar sem brilhar. Trazendo isso para os dias hodiernos, há muitas igrejas que só têm fumaça, o pavio está fumegando há tempo, falta o azeite. Biblicamente o azeite representa o Espírito Santo. Quando alguém só tem fumaça, certamente há alguma coisa errada. O principal problema para deixarmos de brilhar, é o pecado. Para isso, é preciso primeiro lavar-se no sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo, pois o Espírito Santo só habita em casa limpa. Um crente cheio do Espírito Santo tem prazer na leitura da Bíblia, na oração e procura compartilhar o evangelho de Jesus Cristo aos seus semelhantes. Que Deus nos ajude a brilhar. Amém.

Miss. Clésio

Um comentário: