Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de março de 2018

O SENHOR JUSTIÇA NOSSA

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo; e, sendo Rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais dirão: vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito; mas, vive o Senhor, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra” – Je 23.5-8.
O profeta Jeremias nasceu durante o reinado do ímpio rei Manassés. Ele foi escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe, mas só começou a profetizar no ano 628 a.C., ou seja, no décimo terceiro ano do reinado do bom rei Josias. O profeta das lágrimas, como é reconhecido, ainda era criança quando alertou ao rei Josias a necessidade de uma verdadeira transformação comportamental da nação judaica, caso contrário, o juízo de Deus seria inevitável. À medida que a Palavra de Deus era desprezada pela grande maioria do povo, principalmente pelos sacerdotes e reis, Jeremias cada vez mais insistia ao anunciar que o juízo divino estava às portas. Depois de vinte anos de ministério profético, o rei Joaquim, um dos últimos reis de Judá, proibiu o profeta de comparecer diante dele, pois não suportava as duras mensagens. Apesar disso, o profeta não se intimidou com as ameaças do rei, passou a entregar a mensagem de Deus escrita em um rolo, para ser lida no templo. O rei Joaquim ao ouvir a leitura das Escrituras, desprezou a Palavra de Deus, tomou, cortou e queimou o rolo escrito pelo profeta chorão (Jr 36.22,23). Todavia Jeremias reescreveu tudo outra vez, e acrescentou mais alguma coisa. Certo escritor resumindo a vida de Jeremias, disse:
“Jeremias é um exemplo de intensa sinceridade, sofrimento sem alívio, proclamação destemida da mensagem de Deus e intercessão incansável de um profeta em favor do seu povo como se observa no seu ministério. Mas a tragédia de sua vida foi esta: pregava a ouvidos surdos e só recebia ódio em troca do seu amor aos compatriotas” (Farley).
A passagem bíblica acima foi proferida há mais de dois mil e seiscentos anos, porém sempre está atualizada, ela não caduca, essa é uma das provas que as Santas Escrituras é a Palavra de Deus. Naquele tempo o reino do sul de Israel, cuja sede ficava em Jerusalém, estava bastante fragilizado. O exército babilônico de Nabucodonosor invadiu a Palestina pela primeira vez (605 a.C.), e deportou os jovens mais nobre de Jerusalém a Babilônia, entre eles Daniel e seus três amigos. Na segunda invasão (596 a.C.), foram transportados cerca de dez mil judeus, e entre eles estava Ezequiel. Na terceira vez (586 a.C.), o exército babilônico devastou completamente Jerusalém, e queimou o templo construído por Salomão. O juízo de Deus, proferido por Jeremias, cumpriu-se literalmente.
Diz as profecias: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo. Sendo Rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”. Quem será esse Renovo? Veja: esta profecia aponta literalmente para o Messias, Jesus Cristo, o qual promoverá o justo juízo sobre a terra, Ele governará por mil anos neste mundo, onde haverá paz e justiça (Ap 20.4). Outro dia, eu conversando com um judeu da linhagem de Levi, disse-me ele: “esse Jesus que vocês anunciam não é o que esperamos, aguardamos um que há de vir de um relacionamento conjugal, e que irá implantar a paz neste mundo. Onde está a paz que o teu Jesus trouxe”? Respondi: bem falou Jesus: “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis” (Jo 5.43), e acrescentei: o cristo que vocês esperam é o anticristo.
Amados, o cumprimento da promessa do Renovo, conforme falou o profeta Jeremias, teve início quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14), e essa profecia ainda está em andamento, pois caminha para o desfecho final, até que Jesus Cristo implante o seu reinado neste mundo por mil anos. É ao Renovo, Cristo, que o profeta Jeremias se refere ao dizer: “nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA”.
Portanto os judeus, os que foram espalhados por todo mundo, já estão voltando à sua pátria desde que a figueira brotou em 14 de maio de 1948, (figueira simboliza Israel - Mt 24.32). Nessa data cumpriu-se a profecia do profeta Isaías, a qual ainda está em andamento. Diz Isaías 66.8: “quem jamais ouviu tal coisa?" diz o profeta Isaías, "Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra em um só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos”. Até hoje o povo judeu faz menção da sua libertação da escravidão no Egito, quando Deus levantou Moisés para tirá-lo das mãos de Faraó, porém muito breve irá pronunciar: “vive o Senhor, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra”. Portando os Judeus irão dizer isso quando o Renovo, que foi levantado da casa de Davi, vier para reinar. Breve Cristo virá para reinar mil anos neste mundo com sua Igreja. Até hoje estamos esperando se cumprir o que Ele nos ensinou na oração do Pai Nosso, que diz: “...venha a nós o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Maranata.
Miss. Clésio Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário