Powered By Blogger

sábado, 31 de agosto de 2013

MACUMBA NÃO EXISTE, MÁ CRENÇA SIM

Será que macumba pega? Quem tem autoridade sobre os espíritos? Quando Deus criou o homem, criou-o segundo sua imagem e semelhança. Perfeito, sem mácula. Adão foi alertado para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal existente no Éden, caso contrário, morreria. Adão ao ser tentado, não foi convidado apenas para conhecer o bem e o mal, aliás, ele já tinha conhecimento de tudo isso, mas para ser como Deus (Gn 3.5). O pecado do diabo foi exatamente querer ser como Deus, e por isso, caiu. O astuto viu que Adão poderia cair pela mesma razão, portanto não perdeu tempo, armou a arapuca e conseguiu arruinar sua vida diante de Deus. São muitos os ardis do diabo. Até hoje a humanidade é levada facilmente a todo tipo de crendices, todavia a voz de Deus ecoa dos céus: “errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus... Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, (Mt 22.29; Jo 8.32).
O vocábulo macumba significa: “culto sincrético animista e fetichista, de influência africana, católica e espírita, realizados em terreiros ou ao ar livre, com danças, cânticos e oferendas rituais, ao som de instrumentos de percussão”.
O conceito de macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões preconceituosas como ‘xô macumba’! E, ‘chuta que é macumba’! Para demonstrar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar. São também muito comuns amuletos que vão desde adereços até objetos que remetem aos utilizados nos cultos religiosos. O real significado de macumba é a de um antigo instrumento musical de percussão, uma espécie de reco-reco, de origem africana”, (Wikipédia).
Quando a pessoa não conhece a Verdade, facilmente é arrastada pelo sincretismo religioso. Infelizmente muitas são manipuladas por curandeiros a praticarem todo tipo de pecado. Quando acontece qualquer coisa ruim, alguém diz logo: só pode ter sido macumba! Fulano de tal está com um encosto! É mal olhado! Você já ouviu isso? Essa é uma cultura herdada da África e trazida ao Brasil pelos escravos no ano 1500. Eles trouxeram consigo muitas crenças, principalmente o culto aos orixás, que não passa de culto aos demônios. Apesar de os Jesuítas terem o conhecimento da cultura cristã, o sincretismo religioso acabou acontecendo, aliás, isso vem de longe, tanto é que os “santos” católicos equivalem a determinadas divindades de origem africana presente nos terreiros de umbanda. Várias religiões praticam rituais esquisitos que confundem o coração dos incautos. Muitos são levados pela religiosidade, e servem a todo tipo de deuses sem saber quem está por detrás de tudo isso. Todavia a Bíblia diz que “as coisas que eles sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus”, (Leia 1Co 10. 19,20; 2Co 6.16,17). Muitas pessoas vivem oprimidas e medrosas, por isso ficam sem forças para combater a maldade. É como diz as santas Escrituras: “andam erradas na visão e tropeçam no juízo”, (Is 28.7). “Sempre erram em seu coração", disse Jesus, "e não conheceram os meus caminhos”, (Lc 4.18).
A Bíblia responde as perguntas acima: “então Jesus aproximou-se dos seus discípulos e disse: toda a autoridade no céu e na terra foi entregue a Mim” (Mt 28.18). Pergunto: sobrou algum poder pra alguém? Ninguém tem poder sobre os espíritos, a menos que seja concedido por Jesus, veja: “chamou a Si os doze, e começou a enviá-los de dois em dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos” (Mc 6.7; ler 16.17-20). O poder dado por Cristo aos seus discípulos não é para estes mandarem os espíritos entrarem nas pessoas, mas, para expulsá-los. Você deverá estar se perguntando: então por que é que as pessoas dizem: isso é macumba, ou, é encosto, ou, é mal olhado? Caro leitor, deixa de tolice, as pessoas têm isso ou aquilo porque estão vulneráveis, não querem saber de Deus. “Aquele que não é por Mim”, disse Jesus, “é contra Mim; se comigo não ajunta, espalha. Quando um espírito imundo é expulso de um homem, vai para lugares secos, procurando descanso ali, porém, não achando, volta para a casa que ele deixou, e descobre que sua antiga morada está toda varrida e limpa. Então vai e procura outros sete espíritos piores do que ele, e eles passam a morar ali. Assim o homem fica numa situação pior do que antes”. (Lc 11.23-26). Lembre-se: o mundo jaz no maligno, quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4.4). A própria pessoa é quem dá brecha para o inimigo entrar. Enquanto as religiões escravizam; o evangelho de Jesus liberta, repito: “se, pois, o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres”. A macumba ensinada e praticada por aí afora não pega em ninguém. Por acaso alguém tem autoridade para mandar o espírito do diabo entrar nas pessoas? Nem o próprio diabo tem esse poder, o máximo que ele pode fazer é ficar ao derredor tentando encontrar uma brecha. É a pessoa que abre a brecha para ele entrar. Não existe macumba, existe má crença.

Irmãos em Cristo, se vocês estão com o SENHOR tenham certeza que estão bem guardados do laço do diabo. Está escrito: “antigamente, vocês estavam mortos por causa dos seus pecados. Seguiam a multidão e eram iguais a todos os outros, cheios de pecado e obedientes à ordem deste mundo e ao poderoso príncipe do poder do ar, que está operando agora mesmo no coração daqueles que vivem em desobediência ao SENHOR. Todos nós costumávamos viver entre eles, manifestando pelas nossas vidas o mal que havia dentro de nós, e fazendo coisas ruins para as quais as nossas paixões ou os nossos maus pensamentos pudessem nos arrastar. Estávamos debaixo da ira de Deus tal como todos os demais. Mas Deus é tão rico em misericórdia! Ele nos amou tanto que, embora estivéssemos espiritualmente mortos e condenados pelos nossos pecados, Ele nos deu vida juntamente com Cristo – somente pela sua graça imerecida é que nós fomos salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo, e nos assentou como Ele nas regiões celestiais e agora Deus pode nos mostrar nas eras vindouras a incomparável riqueza de Sua graça, que é revelada em tudo quanto Ele fez por nós por intermédio de JESUS CRISTO” (Ef 2.1-7). De maneira que “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo”, (2Co 5.17). Glória a DEUS. Maranata.

Miss. Clésio Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário